Páginas

terça-feira, 7 de agosto de 2018

Seu rosto escamou quando criança. Aos 25 anos, uma máscara de si mesmo o deixa sair em um dia de sol.


Algumas alergias podem dificultar e muito a vida das pessoas.

Quando era apenas um bebê com poucos meses de idade, Alex sofreu queimaduras graves no rosto, como se ele tivesse sido "frito" pela exposição ao sol. 








Naquele dia, descobriram que ele sofria de uma doença rara chamada xeroderma pigmentoso, uma extrema sensibilidade às mudanças induzidas pelos raios ultravioleta (UV). 


Isso significa que ele é 10 mil vezes mais sensível aos danos causados ​​pelos raios UV do que as pessoas que não possuem a doença, e que ele é muito mais suscetível a desenvolver câncer em uma idade muito jovem.
Desde então, ele não saia de casa em dias ensolarados e em dias nublados ele usava uma máscara e uma viseira protetora para se proteger. É que sua mãe se recusou a trancá-lo, depois que os médicos lhe disseram que seu filho deveria viver a noite. 


Agora mais velho, uma invenção inovadora permitiu que ele mudasse um pouco sua realidade, concedendo-lhe um pouco mais de liberdade. 


O programa da BBC, The Big Life Fix, mostrou como Zoe Laughlin projetou uma máscara hiper-realista de "segunda pele", inspirada no rosto de Alex. Os fabricantes da prótese usaram uma câmera especial que leva milhares de imagens por segundo para capturar uma imagem completa de Alex, que foi então carregada em um computador e impressa como um modelo 3D. 


O modelo foi colocado em um molde de gesso para criar um protótipo para a máscara, que é feita de silicone, com uma classificação zero de UV. 


Após dois meses de espera, Alex e sua família puderam finalmente ver a máscara e o resultado os deixou totalmente impressionados com a aparência realista. "Eu não achei que fosse possível”, disse o jovem quando a viu. 


Embora no começo eles não estivessem muito confiantes sobre essa nova opção, decidiram tentar porque precisavam de algo que pudesse facilitar a vida de Alex. Mas então sua mãe, animada, disse: "Estou surpresa, estou feliz que você tenha tentado algo que não tenha sido feito antes". 


Agora Alex pode desfrutar de um dia ensolarado e centenas de atividades, que em 25 anos, ele não conseguiu. 

Informações: Metro
Imagens: Reprodução BBC/The Big Life Fix
Edição: NC
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :

Postar um comentário