Páginas

quarta-feira, 27 de junho de 2018

Você não deve passar mais do que 12 segundos fazendo cocô. A ciência explica.


Embora continue um tema considerado Tabu e pouco comentado, o fato é que todos nós, seres humanos, defecamos.

Cada um tem seu ritual para fazê-lo, mas, será que existe um tempo considerado mais “saudável” para eliminar as fezes? 





De acordo com um estudo feito por cientistas do Instituto de Tecnologia da Geórgia (EUA), e publicado pelo periódico Soft Matter, o prazo razoável que devemos gastar no banheiro fazendo cocô é de apenas 12 segundos. 


Esse é o tempo que os mamíferos em geral, levam para eliminar suas fezes, desde um rato até um elefante. 


Segundo uma das autoras do estudo, Patrícia Yang, evacuar o mais rápido possível é uma estratégia evolutiva, e seria muito útil para nós se ainda vivêssemos na vida selvagem. Isso porque, o cheiro que vem junto do produto final pode atrair predadores. Na natureza, permanecer por muito tempo na tarefa, pode dar margem para ser descoberto. Em outras palavras, é muita exposição. 


O estudo considerou registros em vídeo de 34 espécies em momento de evacuação. Entre elas, elefantes, javalis e pandas do zoológico de Atlanta, na Geórgia, bem como vídeos disponíveis no YouTube. 


Quando analisaram as imagens, os pesquisadores verificaram a existência de padrões curiosos, como o fato de o tamanho de cada um dos pedaços de fezes corresponderem a cerca de cinco vezes o diâmetro do reto do animal. Além disso, notaram algo tão interessante quanto: não importa o tamanho, os mamíferos fazem uma pressão igual para expelir suas fezes. 


Ainda segundo Yang, para que os grandões consigam manter o aproveitamento dos bichos menores, o segredo está na lubrificação da área. Ela atribui essa habilidade à maior disponibilidade de muco que tais animais possuem nas paredes de seu intestino grosso. Essa espécie de lubrificante facilita o trabalho de se livrar das fezes. Dessa forma, elas podem ser expelidas mais rapidamente, mesmo sendo mais compridas e volumosas. 


Mas, onde eles querem chegar com essas informações?

A ciência nunca da ponto sem nó. Quando estamos em casa, no conforto do nosso banheiro limpo, aproveitamos para levar o celular, uma revista ou até um livro e por isso demoramos vários minutos para concluir uma tarefa que na verdade deveria durar apenas 12 segundos, em média. Afinal, somos mamíferos e devemos, portanto, seguir o padrão do nosso grupo.
Apesar de termos adquirido o habito de ir ao banheiro esperar dar vontade de evacuar, o correto é sentar-se no vaso já pronto para eliminar as fezes. 

Informações: Diário de Biologia, Superinteressante e New Scientist
Imagens: Reprodução
Edição: NC
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :

Postar um comentário