Páginas

quarta-feira, 18 de abril de 2018

Casal constrói casa dentro de estufa e agora vive um sonho.


Em países que enfrentam invernos rigorosos é muito comum que as casas tenham um sistema de aquecimento interno completo. Em lugares como na Suécia, esse aquecimento pode ser muito caro, pois o frio toma conta de longos períodos do ano. E com a nossa dependência ao carvão e petróleo para energia, manter-se aquecido raramente é uma decisão “ecológica” ou ecologicamente correta. 



É por isso que uma família em Estocolmo surgiu com um plano brilhante para economizar em suas contas de aquecimento, eliminando a necessidade de combustível tradicional. Não só a solução foi engenhosa, como é realmente fantástica! 


A primeira vista, o interior da residência do casal parece bastante normal aos visitantes. Mas há algo que torna sua casa incrivelmente única. Você consegue adivinhar o que é? 


Acredite ou não, Charles e Marie cercaram a casa deles com enorme estufa! Funciona exatamente como qualquer outra estufa, permitindo que o interior mantenha um clima consistente ideal para o cultivo de plantas. 


Além de sua aparência incrível, essa estrutura única mantém a casa aquecida o suficiente para que os métodos tradicionais de aquecimento sejam desnecessários. Considerando que a temperatura média em Estocolmo é de apenas -2º Celsius, esta é uma grande vantagem! 


A casa de design exclusivo é conhecida como Naturhus, ou “casa da natureza”. O calor da estufa mantém a casa aquecida durante todo o ano, de modo que o casal mal paga para aquecê-la, pelo menos quando se trata de meios mais convencionais, como uma conta de gás. 


Charles teve a ideia única com seu amigo e arquiteto Bengt Warne, que originou este conceito fascinante em 1974. Bengt desenvolveu dezenas desses tipos de estufas antes de ajudar Charles e Marie. 


Seguindo o design único de Bengt, os homens cobriram a casa com vidro de quatro milímetros de espessura. A metragem quadrada da estufa é quase o dobro da casa, então certamente ainda tem um bom espaço para passear. 



Como a casa, dentro da estufa, nunca entrou em contato com a chuva ou neve, o revestimento de madeira não precisou ser tratado com nenhum produto químico especial para evitar o apodrecimento. A madeira não tratada parece nova durante todo o ano. 


A casa (isto é, o espaço real da família) fica completamente fechada na estufa com paredes de vidro, de modo que há muitas portas de correr embutidas nas laterais. Desta forma, a família pode acessar o exterior com facilidade. 


Marie e Charles podem aproveitar o sol que passa por sua casa o ano todo. Embora essa “casa da natureza” tenha uma importante função financeira e ambiental, não há como negar seu apelo estético! 


Além disso, uma das vantagens de viver em uma estufa é poder cultivar alimentos sem ter que sequer sair da própria casa. Você pode imaginar não apenas reduzir suas contas de aquecimento, mas também suas idas aos supermercados? 






A decisão da família de viver dentro de uma estufa totalmente funcional foi baseada em raciocínios que iam muito além de medidas meramente práticas. “Não é só usar a natureza, o sol e a água”, explica Charles.
"É toda uma filosofia de vida", continuou ele. “Para viver em outro mundo, na verdade.” Em outras palavras, construir uma casa dentro de uma estufa não foi apenas uma decisão prática; mas uma mudança de estilo de vida para Marie e Charles. 



Pode não ser convencional e foi uma tarefa e tanto, mas esse casal realmente parece amar sua casa! Além disso, é ótimo para o meio ambiente. 

Informações: Boredom Therapy
Imagens: Youtube e Flickr
Edição: NC
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :

Postar um comentário