Páginas

sexta-feira, 2 de março de 2018

Conheça a aranha mortal Teia-de-Funil - sua mordida tem veneno suficiente para matar um adulto em apenas 15 minutos.


Uma enorme aranha teia-de-funil foi entregue ao Parque Réptil Australiano, tornando-se a segunda maior que o parque já viu. O aracnídeo que foi chamado de “Colossus” foi encontrado na Costa Central em Nova Gales do Sul e mede 7,8 cm de diâmetro.






A maior teia-de-funil que os especialistas do parque já viram foi nomeada como Big Boy, que media 10 cm. A terceira maior tem 7.5cm. Esta espécie tem veneno suficiente para matar um adulto em apenas 15 minutos. Ela de fato tem tanto veneno que suas presas estão constantemente pingando.


Colossus foi doada para o santuário da vida selvagem como parte do programa antiveneno, que envolve pessoas coletando amostras de cobra e veneno de aranha para serem usados em pesquisas de laboratório e na fabricação de antídotos para salvar vidas.


Como o antídoto da teia-de-funil foi desenvolvido em 1981, nenhuma pessoa foi morta por uma após a descoberta do tratamento. No entanto, a mordida pode ser mortal se a ajuda médica não for procurada rapidamente.
A curadora principal do parque australiano Reptile Park, Liz Gabriel, adverte que esta época do ano é a alta temporada para as teia-de-funil - particularmente em áreas como a lavanderia ou em qualquer lugar úmido.


"Elas adoram ambientes úmidos, pois a chuva as faz vagar mais rápido".
Liz também oferece alguns conselhos para quem é mordido por uma teia-de-funil.
“Fique o mais calmo possível e aplique os primeiros socorros corretos, que é uma atadura de imobilização de pressão. E vá ao hospital o mais rápido possível”, disse ela.
Felizmente, essa espécie é nativa da Austrália e ainda não foi encontrada no Brasil. Mas, vale o aviso, caso você tenha a intenção de passar um tempo por lá.

Informações: Daily Mail
Imagens: Daily Mail e Reptile Park
Edição: NC
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :

Postar um comentário