Páginas

quinta-feira, 18 de janeiro de 2018

Lagartixa de casa é venenosa? Ela transmite doenças? É preciso ficar atento a um detalhe importante!


Uma dúvida comum que percorre a cabeça de muitas pessoas é: as lagartixas que costumamos encontrar em nossas casas são venenosas, podem nos fazer algum mal, como transmitir alguma doença? Para não correr o risco e até por certa ignorância, alguns costumam mata-las, mesmo elas parecendo inofensivas.




Pois bem, essas lagartixas pequenas e acinzentadas que encontramos em nossas casas não atacam pessoas, não são venenosas e não transmitem doenças. Na verdade, elas até auxiliam na manutenção do nosso ambiente, pois elas se alimentam de insetos desagradáveis, como baratas, mosquitos, moscas, grilos, etc. 


Entretanto, é preciso ficar atento a um detalhe importante. As lagartixas andam pelo chão e pelas paredes, locais que nem sempre estão completamente limpos. Além disso, pode acontecer de o animal pisar nas próprias fezes. O cuidado a ser tomado é o seguinte: quando for comer alguma fruta que estava exposta fora da geladeira, procure sempre lavar o alimento, pois a lagartixa pode ter passado por eles com suas patinhas sujas. A mesma recomendação vale para talheres ou pratos, já que a lagartixa costuma se esconder nesses lugares mais escuros.


A lagartixa que é comum em casa é conhecida cientificamente como Hemidactylus frenatu, esta espécie é bastante urbanizada e pode ser vista escalando muros de casas e outros prédios em busca de insetos que são atraídos para as luzes. Sua origem é do sudeste asiático e partes do norte da África, mas se espalhou pelo mundo pelos navios e atualmente são comuns em quase todas as casas. Elas vivem por aproximadamente 5 anos e medem de 7,5 a 15 centímetros de comprimento.
A maior curiosidade destes bichinhos é a forma como eles escapam dos predadores. Quando alarmada toda lagartixa tem a capacidade de perder a cauda num processo chamado de autotomia. Isso engana os predadores (como uma galinha por exemplo). Enquanto o predador come a cauda a lagartixa foge. E depois, a cauda se regenera normalmente.


Outro mistério que roda esses seres são suas “mãos” também. Esses animais podem escalar até as superfícies mais lisas, pois ao contrário da crença popular, eles não usam ventosas, nem “microganchos” e sim centenas de milhões de cílios que interagem com superfícies usando a força molecular.


Sendo assim, não matem as lagartixas! Em tempos de Febre Amarela, Zika, Dengue e etc, elas podem ser suas maiores aliadas contra essas doenças junto à vacinação e diversas outras medidas de precaução.


Informações: Portal dos Animais
Edição: NC
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :

Postar um comentário