Páginas

quinta-feira, 28 de dezembro de 2017

Médico implanta dente em olho e homem cego recupera sua visão


Quando Martin Jones conheceu sua esposa quatro anos atrás, ele nunca imaginou que um dia conseguiria ver seu rosto. O construtor de 42 anos ficou cego depois de um acidente no trabalho há mais de uma década.









Martin sofreu dificuldades imensas. Ele teve 37% do corpo queimado e perdeu o olho esquerdo. Os médicos conseguiram salvar o olho direito, mas a retina foi seriamente danificada. 
Ele já estava cego há 08 anos quando se casou com a Sra. Jones, que lhe deu uma vontade renovada de lutar contra sua condição. Martin tinha 50 anos quando se casou.
O caminho para a recuperação de Martin nunca foi fácil, anteriormente, os médicos operaram em seus olhos usando células-tronco de um doador, mas a tentativa não teve êxito. Até que, uma operação simplesmente surpreendente, realizada menos de 50 vezes ao redor do mundo, que envolve a implantação de uma parte do dente nos olhos, veio ao resgate de Martin. Esta técnica usa um segmento de dente como um quadro para uma nova lente enxertada a partir da própria pele da pessoa. 


Durante o procedimento, uma minúscula seção do dente do paciente é removida, remodelada e cinzelada para agarrar a lente feita pelo homem que é então colocada no seu núcleo. É implantado sob uma pálpebra onde fica coberto de tecido.
O processo requer um dente vivo como um implante porque os médicos sugerem que há chances de o olho rejeitar um equivalente de plástico.
Então, um canino - que foi melhor opção devido à sua forma e tamanho - foi retirado da boca do Sr. Jones. Um pedaço de pele então foi tirado do interior da bochecha e colocado nos olhos por dois meses, onde gradualmente adquiriu seu próprio suprimento de sangue. O segmento do dente é finalmente transplantado para o soquete do olho. A aba da pele enxertada é parcialmente levantada do olho e colocada sobre a sua nova base resistente. Finalmente, os cirurgiões cortaram um buraco na córnea enxertada para deixar passar a luz.
Jones disse: “Eu conheci minha mulher quando eu era cego e quando percebi que tinha a chance de voltar a enxergar, ela era a primeira pessoa que eu queria ver. Quando os médicos retiraram as bandagens, era como seu eu estivesse enxergando através da água, mas depois vi a figura da minha mulher. Isso foi inacreditável. Eu me senti fantástico”.


"Voltar a enxergar mudou minha vida. É um presente tão precioso e você realmente não o aprecia até que ele seja retirado. Fui tão afortunado que minha visão tenha sido devolvida. Acho que é um prazer tão simples poder ver o que está acontecendo no mundo”, completou.
A operação de oito horas, iniciada pelo cirurgião Christopher Liu, é projetada para ajudar os pacientes com cegueira da córnea, mas que não são adequados para transplantes de córnea tradicionais.


"Quando eu ouvi pela primeira vez sobre a técnica, não consegui acreditar. Não acho que muitas pessoas possam”, disse o Sr. Jones.
"Meus amigos simplesmente não acreditam em mim. Eles pensam que estou lhes passando a perna ou inventando. Mas quando eu retiro meus óculos, eles dizem 'oh meu Deus' porque meu olho parece algo saído de um filme de ficção científica. Eles ficam maravilhados com isso”.

Informações: Daily Mail, Unbelievable Facts
Edição: NC
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :

Postar um comentário