Páginas

sábado, 23 de dezembro de 2017

Esta é a Goliath Birdeater, a maior aranha do mundo e pode ter o mesmo peso de um filhote de cão


As aranhas ocupam um lugar inegavelmente proeminente na consciência da psique coletiva. Não há outra criatura no reino animal que provoque um medo tão intenso quanto às aranhas. Enquanto você pensa que as coisas não poderiam ficar mais aterrorizantes, a maior aranha do mundo conseguiu se arrastar para se esconder e paralisar as massas com seu tamanho enorme.






Goliath Birdeater (“comedora de pássaros”, em tradução livre) é a maior aranha do mundo, o nome derivou da gravura do século XVIII (que subsequentemente deu origem ao sistema de nomenclatura para todo o gênero theraphosid) por Maria Sibylla Merian que retrata uma tarântula devorando um beija-flor. Essas criaturas colossais podem pesar até 200g. Não parece muito até que você perceber que é equivalente ao peso de um filhote de cachorro tornando-se a maior aranha do mundo (em peso). Além disso, mencionamos que cada uma das pernas é do tamanho do antebraço de uma criança? 


Elas são mais especificamente encontradas nas florestas tropicais do Suriname, Brasil e Venezuela. Apesar do nome, esses "gigantes gentis" são bastante insólitos ao escolher suas presas. Eles caçam principalmente minhocas e outros insetos, mas compensam isso com algo muito mais frio. Elas atacam com suas presas de cinco centímetros de comprimento, que aparentemente, têm a capacidade de perfurar o crânio de um roedor e atirar um veneno mortal.


O mais notável, no entanto, é o complexo sistema de defesa da Goliath. Isso ocorre de três formas diferentes, dependendo apenas do tamanho e da letalidade do predador.
Inicialmente, elas fazem um peculiar ruído semelhante ao som de um velcro sendo puxado. Esta é a tentativa inicial de intimidar ou assustar os predadores. Se o inimigo se recusa a descer sem lutar, ela dispara uma nuvem de cabelo farpado nos olhos e na membrana mucosa, o que provoca dor imensa e coceira incontrolável. Se tudo mais falhar, usa suas presas pontudas e úteis como último recurso. Além dessas habilidades, ela também tem a vantagem de regeneração de tecidos. Mesmo que um de seus membros se perca, o mesmo pode ser regenerado.


O animal ainda faz um ruído aterrorizante quando caminha. Segundo o entomologista Piotr Naskrecki que teve o desprazer de encontrar com uma enquanto fazia uma caminhada noturna por uma floresta tropical na Guiana, suas patas têm “garras duras que produzem um som muito peculiar, como estalos, não muito diferente de cascos de um cavalo batendo no chão”. Por causa de seu tamanho, a Goliath Birdeater é, provavelmente, a única aranha do mundo que pode ser ouvida ao andar.


As fêmeas podem viver por 15 a 25 anos, mas os machos morrem logo após atingirem a maturidade e só vivem por cerca de 3 a 6 anos. E, às vezes, as fêmeas comem seus companheiros.
Essas aranhas gigantes vivem em tocas, são animais noturnos e encontrados em florestas tropicais. No entanto, elas são raras e não costumam ser vistas por humanos.


Com certeza, essa aranha já fez parte dos piores pesadelos de muitas pessoas. Imagina se deparar com uma dessas acordado?

Informações: Unbelievable Facts e O Globo
Edição: NC
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :

Postar um comentário