Páginas

quarta-feira, 29 de novembro de 2017

Estes cachorros aprenderam da pior forma que abelha não é comida.


Quem tem cachorro sabe como é terrível a gente ver que nosso amigão foi lá abocanhar uma abelha... Primeiro que a cara deles fica toda inchada e, depois, que todo mundo que já levou uma, sabe o tamanho da dor que a gente sente. 







O que fazer quando uma coisa dessas acontece? Vamos á primeira de todas as regras: não entre em pânico. Realmente é difícil manter o sangue frio, mas é necessário: se você ficar nervoso, ele vai ficar nervoso também e isso só vai piorar as coisas. 


Quando for se aproximar, vá devagar. Às vezes, a dor faz com que eles se comportem de maneira inesperada e, nessas, ele pode acabar atacando você. A primeira pergunta que você precisa saber responder é se o seu cão tem histórico de reação alérgica à picada de insetos. Se a resposta for "sim", pule todas as outras etapas e leve o seu amigão pro veterinário imediatamente. 




Se ele não for alérgico, preste atenção nos outros sintomas... O coração dele disparou? Por isso que a gente disse pra você manter a calma, lembra? A temperatura do corpo dele está mais alta — parece que ele tem febre? Ele vomitou? Suas patinhas estão geladas? 
Se você achar que qualquer uma dessas coisas estiver acontecendo, vá para o veterinário agora! 




Veja onde foi a picada... Se foi no focinho, é mais tranquilo. O problema maior é quando o cachorro engole a abelha — porque há o risco dela picar a garganta pelo lado de dentro. Se parecer que é esse o caso, vá ao veterinário porque existe risco da garganta inchar e o cão não conseguir respirar. Em geral, essas picadas são no focinho e, quando é assim, é fácil de achar e retirar o ferrão. Para retirá-lo, não use pinça. Se você apertar o ferrão, pode ser que ele libere mais veneno e seu cão sinta mais dor — não é isso que você quer que aconteça certo? 




A melhor maneira de retirar o ferrão é passar uma folha de papel mais rígida no local da picada. Isso, normalmente faz com que o ferrão saia. O ferrão vai embora, mas o inchaço continua... Aí, o que é recomendado fazer é lavar o local com sabão neutro. Depois disso, aplique compressas de gelo sobre o local. Compressas, viu? Não aplique gelo diretamente na área afetada, de jeito nenhum! 


Se a picada for de abelha, uma mistura de água com bicarbonato de sódio pode ajudar a diminuir a dor. No caso de picada de vespa, passe vinagre diluído em água, e tente manter seu cachorro longe de lugares onde as abelhas habitam. 


Em todo caso, veja com seu veterinário se ele recomenda algum tipo de anti-inflamatório para animais e qual a quantidade apropriada para o seu cão. Além disso, mantenha sempre uma câmera pronta para fotografar. Na hora do pânico, você não vai achar nada engraçado, mas, depois que a poeira baixar, a foto ainda vai te render boas risadas. 


Informações: Boredpanda via R7 
Edição: NC
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :

Postar um comentário