Páginas

quinta-feira, 26 de outubro de 2017

O fato assombroso sobre o Monte Everest que poucos conhecem



O monte Everest, como tudo mundo já sabe, não é a maior montanha do mundo, como se acreditava há algum tempo, mas é um dos desafios mais desejados pelos alpinistas e aventureiros. O problema é que a escalada desse monte é muito perigosa e não é raro encontrar no percurso os chamados cadáveres do monte Everest.



Desde 1921 existem histórias de pessoas que tentaram escalar e atingir o topo do Monte Everest, sendo que os primeiros que conseguiram realizar tal façanha foram Edmund Hillary e Tenzing Norgay em 1953. Mas existe um lado obscuro sobre o Monte Everest que poucos conhecem: ele se tornou um depósito de lixo.É estimado que cerca de 50 toneladas de resíduos como equipamentos de escalada, restos de alimentos, fezes humanas e até corpos estejam espalhados pelo local.


Entretanto, desde 2008, a organização Eco Everest Expedition busca remover os detritos e estima-se que mais 13 toneladas de resíduos já foram removidas até agora. Já os artistas que trabalham no “8848 Art Project Everest” transformaram 8 toneladas de lixo – como latas de cerveja e tendas quebradas – em 75 obras de arte. Em 1994, uma equipe de pesquisadores descobriu que o Monte Everest continua a crescer cerca de 4 milímetros a cada ano.


Já em 1999 os pesquisadores da American Millennium Expedition colocaram um dispositivo de GPS abaixo do cume para medir o crescimento, revelando que a altura oficial do Everest é de 8.850 metros e o movimento geral é ascendente. Um outro fato obscuro é que durante o ano de 2006, 8.030 pessoas tentaram escalá-lo, mas 212 delas morreram no caminho. 56% das pessoas que chegaram ao topo faleceram logo após o feito.


A maioria dos corpos que permaneceram no monte, aliás, demonstram o rigor do inverno da região. Isso porque conservam, na maior parte das vezes, posições que estavam no momento em que lutavam pelos últimos segundos de suas vidas, tentando se levantar; ou, simplesmente, encolhidos, na esperança de manter o corpo minimamente aquecido.
Devido ao alto número de tempestades e mortes, o Monte Everest virou uma espécie de cemitério gigante congelado.





Se você tem estômago forte e conseguiu acompanhar as imagens até o fim, provavelmente, deve ter ficado chocado com que este lugar é capaz de fazer. Você teria coragem de encarar o grande Everest?

Informações: List Verse, Segredos do Mundo
Edição: NC
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :

Postar um comentário