Páginas

segunda-feira, 11 de setembro de 2017

Quase todo mundo faz isso: Saiba como milhões de pessoas estão danificando sua própria visão.


Imagem ilustrativa
Um homem de 40 anos tinha um mau hábito: ele olhava seu telefone no escuro por pelo menos 30 minutos toda noite. Depois de um tempo, ele se consultou um oftalmologista pois estava tendo problemas de visão. O olho dele já estava vermelho e o corpo vítreo já estava severamente danificado. Após várias consultas, ele foi diagnosticado com câncer no olho. Apesar de raro, esse tipo de câncer resulta em sintomas como luzes piscantes, visão embaçada ou pontos pretos no campo de visão. No entanto, essas queixas também são comuns em muitos problemas oculares, e é por isso que os especialistas não pensam imediatamente no pior diagnóstico.






Os efeitos dos raios UVA e UVB no corpo



Tumores no olho são causados por altos níveis de irradiação UV. No entanto, não é só o raio ultravioleta que pode danificar o seu olho: muita luz azul também é perigosa, já que ela penetra profundamente na retina. Se os olhos ficam expostos a muita luz ultravioleta e/ou azul, eles podem sofrer muitos danos, possivelmente levando a problemas como conjuntivite, catarata ou dano permanente da retina. O risco de desenvolver câncer nos olhos também aumenta.

Lâmpadas tradicionais estão sendo substituídas por luzes de LED, lâmpadas de baixa energia e lâmpadas xenon. São esses tipos de iluminação que estão expondo seus olhos a níveis mais altos de luz azul do que antes. Smartphones, computadores, TVs e qualquer outro aparelho com tela também emitem luz azul, que tem um comprimento de onda mais curto do que a ultravioleta, se tornando particularmente perigosa para seus olhos.


Imagem ilustrativa


Ainda assim, a quantidade de irradiação de luz azul a qual seus olhos ficam expostos é 30 vezes mais alta quando você está ao ar livre por uma hora num dia de tempo nublado do que quando você está olhando para uma tela há uma hora em um local fechado. Ainda não é certo quanto dano olhar para uma tela está causando aos seus olhos. No entanto, já foi provado que as pessoas piscam menos quando estão olhando para as telas, o que faz com que seus olhos fiquem irritados e ressecados. Também é bom olhar para um ponto distante de vez em quando, para que seus olhos possam relaxar. Isso também diminui de perda de visão.

Imagem ilustrativa

Apesar dos riscos possíveis à saúde, na verdade é também perigoso evitar completamente as luzes ultravioleta e azul. Isso porque esses tipos de luzes são necessários para ativar a produção de serotonina no cérebro, responsável por fazer você se sentir mais feliz e calmo. As luzes também regulam o seu equilíbrio hormonal e seu padrão de sono, garantido que você fique alerta, com energia e produtivo. Além disso, a luz azul tem um papel fundamental em tratar a depressão e problemas para dormir.

Como proteger os seus olhos dos danos

Para proteger os seus olhos, você deve optar por óculos que tenham lentes e cobertura com filtro para luz azul; eles também podem ser usados em locais cobertos. Outra opção é usar fontes de luz branca quente (temperatura de cor acima de <3300 K). Essas medidas são particularmente benéficas para pessoas que ficam expostas à luz azul por um longo período, especialmente durante as horas de trabalho. Se você estiver ao ar livre em um dia ensolarado, você sempre deve proteger seus olhos usando óculos de sol. Quando for comprar os seus óculos, é importante procurar pela marca FCC. É assim que você sabe que seus olhos estão recebendo proteção suficiente.

Imagem ilustrativa

Como você pode ver, a luz azul e a ultravioleta não são, em si, perigosas para os olhos; tudo se trata do quanto você fica exposto a elas. Se você lembrar das dicas acima, não vai precisar se preocupar. Se você notar algum sintoma incomum, deve procurar um médico. Afinal de contas, os seus olhos são uns dos órgãos sensoriais mais importantes!

Informações: Não Acredito
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :

Postar um comentário