Páginas

quinta-feira, 31 de agosto de 2017

O estranho fim de Jack Daniel’s que poucos conhecem. É inimaginável a forma como a sua vida acabou tão de repente.


Você pode não ser um grande apreciador de Whisky, mas, certamente, conhece ou ouvir falar sobre Jack Daniel’s. Mas o que você provavelmente não sabe e iremos te contar é como se deu, de forma no mínimo bizarra, a morte de seu inventor.




Jack Daniel, ou Mr. Jack, nasceu, acredita-se, em setembro de 1846, já que a data exata de seu nascimento nunca foi revelada devido a um grande incêndio ocorrido na sua cidade natal. Assim, os registros foram totalmente destruídos. Sua tumba, por exemplo, registra a data de nascimento como 1850 (data no mínimo "controversa", se levarmos em conta que sua mãe morreu em 1847).



Tornou-se um personagem folclórico, não só pelo Whisky que criou, mas também pelas dezenas de lendas que cercam sua vida, desde seu nascimento até a sua morte.
Jack começou a trabalhar no alambique do pai aos 7 anos. Quando seu pai resolveu parar de beber, pois não pegava bem para um pastor propagar a fé por vezes com um certo hálito suspeito, deu ao filho a destilaria de presente. 3 anos depois, com 16 anos de idade, Jack já era mestre em destilar. Usava água pura que brotava numa caverna próxima e grãos selecionados, produzindo uma bebida muito boa, amadurecida em barris de carvalho. Jack era absolutamente neurótico com a qualidade de seus produtos. Criou um processo inovador: passar a bebida por uma camada de carvão, uma forma de melhorar o gosto.


Outra mística que envolve a figura de Mr. Jack é sua morte.

Certo dia no ano de 1905, após chegar à sede de sua empresa bem cedo, Jack foi abrir seu cofre. Era um daqueles cofres antigos, de ferro fundido, com segredo giratório. Só que Jack, provavelmente afetado pelo uísque que criou, não conseguiu lembrar a combinação de números que abririam o cofre. Não conseguindo abrir o cofre, Jack o chutou com raiva. O acidente lhe rendeu um dedo quebrado e uma gangrena. A infecção sanguínea causada por este incidente o mataria em 1911. 


Como ele nunca se casou nem teve filhos, doou a destilaria a um sobrinho dedicado, Lem Motlow. Algumas pessoas dizem que Jack Daniel não deixou apenas o Tennessee Whiskey como herança, mas também uma lição valiosa: não vá trabalhar tão cedo.


Ele foi enterrado no cemitério municipal de Lynchburg, e para encontrar seu túmulo, basta procurar as duas cadeiras ao lado da lápide. Dizem que as cadeiras foram postas ali para consolar o grande número de senhoras da cidade que lamentavam a sua morte, outros já dizem que é para as pessoas se sentarem e baterem um papo com Jack.

Informações: Wikipédia / Magnus Mundi
Edição: NC
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :

Postar um comentário