Páginas

sexta-feira, 4 de agosto de 2017

11 coisas misteriosas que acontecem enquanto dormimos



Imagem de reprodução - 
Embora a noite seja o momento para dormir e recuperar as nossas forças, é difícil encontrar alguém que nunca tenha enfrentado situações estranhas e desagradáveis enquanto dormia.
















Veja se alguma coisa parecida já aconteceu com você, ou se você ainda experimentou outras sensações.


Paralisia do sono



Como se sente: a pessoa acorda durante a noite, mas não pode se mexer. Em geral, vem acompanhada de alucinações terríveis e a sensação de que alguém está nos observando. Na antiguidade, esse fenômeno era explicado por meio de forças malignas.

Por que acontece: em geral, quando dormimos o cérebro quer que fiquemos imóveis. Durante a paralisia do sono, nossos músculos ficam por assim dizer, ’apagados’, mesmo quando acordamos.
Aproximadamente 7% da população mundial já passou por algo desse tipo pelo menos uma vez na vida (dado). Dizem que isso acontece mais quando dormimos de costas.


Alucinações hipnóticas


Como se sente: quando a pessoa está entre o sono e a vigília (consciente), ela vê imagens na frente dos olhos que não pode controlar. Muitas vezes, são rostos que dão medo ou criaturas fantásticas.


Por que acontece: é uma das poucas formas de alucinação das pessoas psicologicamente ’saudáveis’. Em geral, acontece com crianças (dado) e pode ser uma das causas da pouca vontade delas de irem dormir. Com frequência essas alucinações acontecem por estresse ou simplesmente porque a pessoa tem muita imaginação. Também pode ocorrer se você for dormir bêbado.

Falar enquanto dorme



Como se sente: em geral, a pessoa que fala enquanto dorme não percebe. Esse fenômeno é totalmente inofensivo no plano psicológico. O único inconveniente é que você pode dizer algo que não deveria, embora os especialistas garantam que o risco é mínimo.

Por que acontece: em geral, esse transtorno é observado em homens e crianças (dado). O motivo também pode ser o estresse. O subconsciente da pessoa tenta lutar contra o que realmente a incomoda.

Sonho dentro do sonho



Como se sente: a pessoa sonha alguma coisa, acorda e sente que ainda acontecem coisas estranhas. Ela simplesmente sonhou que havia acordado. Isso foi abordado no filme A Origem.


Por que acontece: os mais místicos acham que isso indica que a pessoa tem predisposição para práticas espirituais. A ciência ainda não encontrou uma explicação.


Sonambulismo



Como se sente: é um estado totalmente contrário à paralisia do sono: a consciência está ’dormindo’, mas os músculos estão ’acordados’. As pessoas podem caminhar, limpar ou até mesmo sair de casa, o que pode ser muito perigoso. Pela manhã, a pessoa já não se lembra de nada.


Por que acontece: o sonambulismo ocorre com 4,6% a 10,3% da população. Quem mais sofre são as crianças (dado). A causa ainda é desconhecida, assim como os tratamentos.



Síndrome da cabeça que explode



Como se sente: a pessoa acorda como se houvesse escutado uma explosão. Às vezes, pensa que o som a deixou um pouco tonta. Pode vir acompanhado de um zumbido no ouvido ou com imagens que aparecem na frente dos olhos. O fenômeno não é perigoso, mas causa muito medo. Alguns pensam que se trata de um acidente vascular no cérebro (AVC), esse, sim, perigoso.

Por que acontece: por algum motivo, os neurônios do cérebro que são responsáveis pelos sons (dado) são ativados. A síndrome pode se manifestar junto com a insônia ou quando a pessoa sofre pelo fuso horário após uma longa viagem.

Apneia do sono



Como se sente: a apneia do sono é a parada respiratória durante o sono. Ao mesmo tempo, a pessoa acorda. A qualidade do sono diminui, o cérebro sente falta de oxigênio e fica mais difícil voltar a dormir bem. Durante esses ataques, a pressão pode subir ou baixar, o que pode provocar problemas cardíacos.

Por que acontece: durante o sono, os músculos da garganta se relaxam e, em algumas pessoas, isso bloqueia as vias respiratórias. Na zona de risco estão pessoas obesas, fumantes e idosos.

Sonhos recorrentes


Como se sente: talvez você já tenha tido sonhos estranhos que reproduzem a mesma ’trama’ várias vezes.

Por que acontece: os psicólogos acreditam que graças a esses sonhos o cérebro tenta prestar atenção nos acontecimentos que passaram desapercebidos. Essas tramas voltam a aparecer até que a situação se resolva (dado).

Cair da cama


Como se sente: às vezes, parece que estamos caindo e, do nada, acordamos. Nesses casos, é comum a sensação prévia de que estamos voando. O final é sempre muito desagradável, certo?

Por que acontece: a sensação é uma espécie de morte: a respiração e o ritmo cardíaco desaceleram e os músculos ficam frágeis. O cérebro se assusta, acha que pode ser a morte e comprova que a pessoa está viva enviando impulsos aos músculos.

Experiências astrais


Como se sente: é um fenômeno neuropsicológico em que a pessoa permanece entre o sono e a vigília e se vê em um dos lados. Os esotéricos acham que é uma prova da existência da alma.

Por que acontece: é um fenômeno difícil de estudar. Até agora os cientistas sabem que a ilusão de ’sair do corpo’ existe de verdade, mas não sabem por que e como isso acontece. Eles também afirmam que não adianta lutar contra isso. Algumas pessoas lutam por entrar nesse estado e, assim, ampliar seu conhecimento de mundo.

Iluminação durante o sono



Como se sente: às vezes, passamos dias tentando resolver algum problema. De repente, o cérebro nos oferece a resposta, o difícil é lembrar qual era.
Um exemplo é Dmitri Mendeléyev, que sofria muito enquanto criava a tabela periódica (aquela que usamos nas aulas de química) e um dia a viu em um sonho. Outra história parecida aconteceu com o químido Kekulé, que sonhou com a fórmula do benzeno.

Por que acontece: às vezes, nosso subconsciente conhece a resposta e o nosso consciente não. Por isso, ela aparece no sonho: ele quer nos contar alguma coisa que não conseguimos perceber.



Informações: Incrível.club
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :

Postar um comentário