Páginas

sexta-feira, 7 de abril de 2017

A BBB Marinalva tinha 15 anos quando perdeu a perna após cometer um erro grave. Mas, a reação da sua mãe em seguida, me deixou chocado.


Imagem de reprodução
Nascida em Santa Isabel do Ivaí, no Paraná, em 27 de agosto de 1977, a atleta Marinalva de Almeida, teve que amputar a perna em 1992, depois de um acidente de moto na cidade de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. 








A BBB se mudou com a família do Paraná para o Mato Grosso do Sul quando tinha apenas 4 anos. Aos 15, resolveu pilotar uma motocicleta, mesmo sem Habilitação, perdeu o controle, subiu no meio-fio, caiu na rua e acabou atropelada por um carro.


Marinalva depois do acidente de moto


Encaminhada para Santa Casa, cinco dias depois do acidente, Marinalva, teve que amputar a perna esquerda. Em entrevistas durante as Paraolimpíadas, no ano passado, ela detalhou o momento mais difícil e definitivo da vida dela. "Minha mãe chegou a dizer que preferia uma filha morta a uma filha amputada. Foi minha irmã quem teve de assinar autorizando a amputação", contou na época dos jogos.
Em Campo Grande ela descobriu os esportes. Depois do acidente, encontrou apoio no Cemdef (Centro de Educação Multidisciplinar ao Portador de Deficiência), hoje chamado de CER (Centro Especializado em Reabilitação), programa do Ministério da Saúde.
Lá, ela aprendeu a nadar, jogar tênis de mesa, arremesso de dardo, disco, peso e investiu até halterofilismo. Transformou o esporte em caminho para a superação.



Em 1994, Marinalva se mudou novamente, e foi em Itu, no interior de SP onde passou a treinar profissionalmente.
Atualmente se dedica à modalidade Vela Adaptada, é paratleta recordista brasileira de salto em distância e no dardo. 


Ficou conhecida nacionalmente depois de correr de muletas na São Silvestre e passou a ser convidada para campanhas como modelo e palestras pelo Brasil, quando costuma dizer que "o que vai determinar o olhar do outro, sendo deficiente ou não, é a postura que a pessoa tem. Se você não se impõe, não se cuida, as pessoas vão te olhar com desprezo".




Que exemplo de superação Marinalva. 





As informações são de Wikpedia e Campo Grande News
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :

Postar um comentário