Páginas

sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

Esta mãe pegou seu filho esquelético nos braços e logo separou sua roupa do funeral. Então, ela o beijou e disse adeus.


Imagem de reprodução
Derek Madsen era um menino de 10 anos de Sacramento, na Califórnia (EUA), e sua história é de partir o coração. Tudo começou no verão de 2005, quando ele foi diagnosticado com neuroblastoma, uma forma rara de câncer que afeta principalmente crianças. Derek imediatamente começou o tratamento. Ele e sua mãe, Cindy French, estavam determinados a derrotar aquela doença fatal. 








A fotógrafa Renée C. Byer se ofereceu para registrar essa batalha, e a família concordou. O resultado de seu trabalho, que até ganhou um Prêmio Pulitzer, é uma série de imagens poderosas e tocantes que capturam uma variedade incrível de emoções, onde o desespero, a felicidade, a esperança e a tristeza podem ser claramente vistos. Depois de ver as fotos (às lágrimas, caso você seja como eu), talvez você se sinta inspirado em apoiar esta pesquisa para ajudar crianças como Derek.
Aqui nós vemos Cindy levando Derek para uma volta na sala do Centro Médico UC Davis. Eles estavam esperando para que a medula de Derek fosse testada para assim saber se ele seria elegível para um transplante. Este pequeno "passeio feliz" era uma distração mais do que necessária durante a espera ansiosa. 

Imgur/chemistrydoc

Depois da extração da medula, Cindy tenta confortar seu filho. O procedimento é extremamente doloroso e, quando Derek acordou após a operação, ele estava gritando e contorcendo-se de dor. 

Imgur/chemistrydoc

Em um momento calmo, Derek recebe uma massagem carinhosa de sua mãe. O câncer tinha atacado seus órgãos e ossos e ele precisava de cuidado 24 horas por dia. Cindy já tinha largado seu salão de beleza para poder estar com Derek o tempo todo. "Eu farei tudo o que for preciso para fazê-lo feliz, para vê-lo sorrir", disse Cindy. 

Imgur/chemistrydoc

Aqui, Cindy está dando um abraço em seu filho após eles descobrirem que Derek precisaria de uma cirurgia para remover um tumor de seu abdômen. 

Imgur/chemistrydoc

Mas também houve momentos felizes. Aqui nós vemos Derek brincando com seu irmão Micah e seu amigo RJ. Isto foi em um hotel em Tahoe, após eles terem sido convidados para conhecer Chris Webber, um jogador de basquete famoso. Cindy tinha escrito para ele e, quando ele concordou em encontrá-los, ela organizou a viagem. Foi a primeira vez que Derek dormiu em um hotel de verdade. 

Imgur/chemistrydoc

Derek amava deixar sua mãe de cabelos em pé ao fazer equilibrismo. Ele também odiava hospitais. Não foi fácil para sua mãe fazê-lo descer dali e ir com ela para o prédio onde ele seria preparado para uma cirurgia. 

Imgur/chemistrydoc

Cindy assiste ansiosamente enquanto a equipe médica prepara seu filho para a cirurgia. Ela teve autorização para ficar na sala enquanto eles administravam a anestesia, mas teve que sair quando a cirurgia começou. 

Imgur/chemistrydoc

O irmão de Derek, Micah, ofereceu apoio enquanto Derek estava sendo preparado para o tratamento por radiação. Micah esteve ao lado de seu irmãozinho e o ajudou a ter coragem.  

Imgur/chemistrydoc

Às vezes, Derek não aguentava mais e caía em lágrimas. Aqui, eles estavam na sala de exames do hospital. Cindy e o Dr. William Hall tentavam convencer Derek a aceitar mais tratamento que reduziria o tumor e aliviar sua dor. Cindy estava desesperada: "Derek, você talvez não sobreviva se não fizer isto", ela lhe disse. Derek respondeu: "Eu não ligo! Me leve pra casa... Eu não aguento mais, mãe! Você está me escutando? Eu não aguento mais!"

Imgur/chemistrydoc

Então Cindy fez um trato com Derek: ela o deixou sentar em seu colo e dirigir o carro e, em troca, ele concordou em passar por mais tratamentos. Algumas horas após esta foto ser tirada, um dos membros da equipe médica entrou em contato com Cindy para avisá-la que Derek não viveria por muito mais tempo. 

Imgur/chemistrydoc

O câncer se espalhou de forma agressiva. O tumor na cabeça de Derek tinha deixado-o com um olho preto. Para animá-lo, os funcionários de seu restaurante favorito escreveram um recado para ele e o penduraram em sua parede.

Imgur/chemistrydoc

Cindy e sua melhor amiga, Kelly Whysong, consolam uma à outra. Derek não tinha muito mais tempo de vida e estava ficando mais fraco a cada dia. Cindy escreveu uma carta para lhe dizer como ela estava orgulhosa por ele ter lutado tão bravamente. Ela leu a carta para ele repetidas vezes, esperando que ele pudesse entender. 

Imgur/chemistrydoc

No dia 28 de abril de 2006, Cindy escolheu as roupas que Derek usaria em seu funeral. Ela estava usando adesivos com carinhas sorridentes que a equipe do hospital tinha lhe dado. 

Imgur/chemistrydoc

Nesta foto, nós vemos Derek usando todas as suas forças restantes para dar alguns passos. Seu estômago está tão inchado pelo tumor que suas calças não servem mais. Um outro tumor em sua cabeça tinha afetado sua visão e seu equilíbrio. 

Imgur/chemistrydoc

Derek dando um beijo amoroso em sua mãe durante um evento beneficente. Ele estava muito fraco para andar. 

Imgur/chemistrydoc

Nesta altura, Cindy passava quase 24 horas por dia ao lado de Derek. Esta foto foi tirada no dia 8 de maio de 2006. Derek estava tomando medicação muito forte e mal conseguia falar. Ele quase não tinha mais forças. Cindy também estava exausta, mas insistia em ficar ao lado de Derek a todo momento. 

Imgur/chemistrydoc

No dia 10 de maio de 2006, a hora tinha chegado. Cindy lutava para conter as lágrimas enquanto limpava o catéter de Derek. Pouco depois, a enfermeira de Derek, Sue Kirkpatrick, daria ao menino de 11 anos um sedativo que lhe permitiria morrer em paz. Cindy sabia que tinha feito tudo o que podia. 

Imgur/chemistrydoc

Cercada pelos entes queridos, Cindy disse seu último adeus ao seu filho Derek. Ela o beijou suavemente e cantou a música favorita do menino. 

Imgur/chemistrydoc

No funeral, Cindy ia na frente, enquanto seu filho Micah e alguns dos amigos de Derek carregavam o caixão. Em sua sepultura, Cindy disse estas palavras: "Eu vou sempre carregar sua memória em meu coração e lembrar outros de doarem tempo, energia e apoio para ajudar famílias como a nossa." Derek foi colocado para descansar no dia 19 de maio de 2006, no Parque Mount Vernon. 

Imgur/chemistrydoc

Imagens muito poderosas. Cindy e sua família passaram por um tempo terrível, mas é incrível ver o quão bravamente Derek lutou por sua vida. É também emocionante ver que, mesmo nos momentos mais sombrios, ainda é possível encontrar momentos de felicidade. E são as memórias desses momentos que nos fazem seguir em frente.


Faithit, Imgur, Wikipedia, via Não Acredito
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :

Postar um comentário

UOL Cliques