Páginas

terça-feira, 4 de outubro de 2016

Você vai ficar feliz por ter nascido no século 20 após ver essas 15 fotos! A n° 6 é especialmente arrepiante.


Imagem de reprodução
Com todas as maravilhas da medicina moderna, é fácil nos esquecermos que, até pouco tempo atrás, as coisas eram bem diferentes, sem os anestésicos, aparelhos e técnicas atuais. Naquela época, a cura era realmente várias vezes pior do que a doença! Essas 15 imagens de médicos e suas técnicas, que hoje nos parecem muito estranhas (e em alguns casos até assustadoras), me deixaram muito agradecido de ter nascido no final do século 20.


1. Embaixo deste capacete com orelhas se esconde uma enfermeira. Este estranho traje tinha como objetivo proteger os profissionais da saúde da radiação de raios-x.





2. Até a metade do século 19, cirurgias eram feitas sem anestesia. O jovem na foto, de 1855, ainda teve a sorte de poder inalar um pouco de éter antes de ter a perna amputada.


3. Crianças órfãs tomam um pouco de sol artificial durante o inverno de 1925 em Chicago. Este era na época o melhor remédio para raquitismo, enfermidade na qual os ossos das crianças ficam deformados.


4. Não era necessário molhar a cabeça para fazer fisioterapia em 1920. Graças a essas estranhas máquinas, apenas o corpo entrava em contato com a água.


5. Este anúncio de 1885 mostra como a cocaína era acessível em qualquer farmácia como um potente remédio contra dor de dente. Não é de se admirar que as crianças na foto pareçam tão felizes…


6. Este instrumento de tortura com rodinhas do ano de 1878 era uma forma bastante estranha de tratar a escoliose, um desvio da coluna.


7. Essas múmias vivas são na verdade pacientes de um hospital psiquiátrico. Eles eram enrolados em lençóis molhados, com o objetivo de que ficassem mais calmos.


8. Nos anos 1890 a heroína era uma das drogas mais vendidas. Ela era completamente legalizada como remédio para tosse.


9. Esta caixa antiga não é um rádio acompanhado de duas colheres com sorvete de creme. É um desfibrilador dos anos 40.


10. Esta cena que parece saída de um filme de ficção científica é, na verdade, um pulmão artificial coletivo dos anos 1950. Com a poliomielite a musculatura respiratória também pode ser atacada, este monstro de lata era a única chance de sobrevivência das crianças. Mesmo que elas precisassem ficar mais de um ano internadas ali.


11. Este copo especial é o lar de um dos nossos animais preferidos: as sanguessugas, que os médicos adoravam e usavam em diferentes tratamentos no século 19.


12. Parece uma cena de “50 Tons de Cinza”. Mas é mais um método de tratamento de escoliose, que tinha como objetivo ajudar o médico a ver o quão deformada a coluna estava.


13. Este remédio “milagroso” de 1928 também já foi chamado de “brilho do sol eterno”. Era feito com água radioativa.


14. Essa cadeira de 1750 não tem grande parte da área para se sentar de propósito. É uma cadeira para partos!


15. Este antepassado das próteses, de 1890, parece um pouco estranho se comparado aos modelos atuais, mas cumpria sua função.


Essas 15 fotos realmente me impressionaram. Minha próxima visita ao médico não será como as anteriores. Compartilhe este artigo se essas imagens também te impressionaram!

Não Acredito
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :

Postar um comentário