Páginas

quinta-feira, 13 de outubro de 2016

Os tubarões têm fama de mau, mas matam “só” 10 pessoas por ano. Saiba quais são os animais mais perigosos do mundo.


Quais animais matam mais seres humanos? Os números a seguir geralmente são uma verdadeira surpresa para os leitores. Quando eu vi o primeiro lugar fiquei boquiaberto!

20. Tubarão

O vigésimo lugar é certamente uma surpresa. Os tubarões têm uma fama tão ruim que é difícil de acreditar que eles matem apenas 10 pessoas por ano.


19. Leopardos

15 seres humanos perdem a vida anualmente por conta de ataques de leopardos, sobretudo na Índia.


18. Cavalos

Por ano, 20 pessoas perdem a vida em ocorrências envolvendo cavalos, a maioria em rodeios e outros espetáculos semelhantes.


17. Vacas

Elas são inofensivas, mas também muito fortes. Basta um passo de uma vaca para provocar um acidente fatal.


16. Formigas

O maior risco é causado pelas formigas-de-fogo. 30 pessoas são vítimas delas por ano. Nos piores casos, as picadas provocam choque anafilático.


15. Aranhas

Mais uma surpresa, uma vez que imagina-se que o número é muito maior: cerca de 50 pessoas morrem por ano no mundo por conta de picada de aranha.


14. Abelhas

Um pouco acima, com 53 mortes anuais, estão as abelhas. A causa da morte é geralmente um choque anafilático provocado por alergia a picada.


13. Tigre

Cerca de 100 pessoas morrem anualmente por conta de ataques de tigres. Em vários dos ataques, os animais são provocados pelas pessoas.


12. Veados

As causas da morte não são os veados em si, mas acidentes de carro nos quais eles estão envolvidos. 120 pessoas morrem dessa maneira anualmente.


11. Águas-vivas

Atenção no mar: cerca de 150 pessoas morrem anualmente por causa de águas-vivas. As menores são geralmente as mais perigosas.


10. Elefantes

Cerca de 500 pessoas morrem anualmente em ocorrências envolvendo elefantes. A maioria é esmagada pelos gigantescos animais.


9. Crocodilos

Os crocodilos matam duas vezes mais: cerca de 1.000 pessoas são vítimas desses répteis anualmente.


8. Tênias

Estes asquerosos parasitas instalam-se dentro dos corpos das pessoas, que podem passar mais de 20 anos sem perceber a presença deles. Esses vermes matam 2.000 pessoas por ano.


7. Escorpiões

Graças ao Indiana Jones, soubemos que os menores escorpiões são os mais perigosos. Cerca de 5.000 mortes anuais podem ser creditadas a eles.


6. Barbeiros

Estes animais não são perigosos por natureza. Mas eles podem agir como transmissores da doença de Chagas, que mata 10 mil pessoas por ano.


5. Mosca tsé-tsé

O mesmo número de pessoas é vítima anualmente das moscas tsé-tsé, que provocam a enfermidade conhecida como doença do sono, que pode ser fatal alguns meses ou anos após o contágio.


4. Cachorros

Outra surpresa: o melhor amigo do homem está envolvido em 25.000 mortes de seres humanos por ano. Dessas, apenas 186 são provocadas por cachorros domésticos. O resto é provocado por cachorros de rua que transmitem doenças como a raiva, por exemplo.


3. Cobras

Os números não deixam dúvidas: entre 50 mil e 100 mil pessoas morrem anualmente vítimas de picada de cobras.


2. Mosquitos

Os mosquitos matam 725 mil pessoas todos os anos, servindo como transmissor de inúmeras doenças. Entre elas a malária, que sozinha responde por 600 mil mortes anuais.


1. Ser humano

Os animais que mais matam pessoas são as próprias pessoas. E isso não se mostra apenas pelos números, que não são tão fáceis de serem calculados (cerca de meio milhão de mortes por ano). Enquanto os outros animais matam sem querer e para sobreviver, o ser humano é o único que tira a vida de seus semelhantes tendo a intenção de fazê-lo, de diferentes maneiras, dia após dia.
Guerras, genocídios e assassinatos são algumas das causas que dão ao ser humano o triste primeiro lugar nesta lista. É uma realidade alarmante que deveria nos fazer refletir!


Você está tão chocado quanto eu? Compartilhe esses surpreendentes números.

Não Acredito
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :

Postar um comentário

UOL Cliques