Páginas

quinta-feira, 18 de agosto de 2016

"Inferno foi inventado pela igreja para controlar as pessoas com o medo", diz padre aposentado



Em entrevista à Keith Morrison da BBC, o bispo episcopal aposentado John Shelby Spong disse: o inferno não exite. Eu acredito na vida após a morte, mas eu não acho que tem a ver com recompensa e punição. A religião sempre esteve no controle, e isso é algo que a maioria no mundo não entende, ela está em um negocio de contro de produção de culpa.

Você tem o céu como um lugar onde você é recompensado e o inferno onde você sera castigado por todos seus maus atos, ai você tem meio que o controle das pessoas, e assim eles criam um lugar de fogo e sofrimento que tem atormentando milhares de pessoas por toda a historia cristã.


Morrison: Espere um pouco. Você está dizendo que o inferno, o lugar em baixo da terra ou lugar de sofrimento eterno - foi inventado pela igreja?

Spong: eu acho que a igreja disparou seus fornos mais quentes do que qualquer outra pessoa. Acho que há um sentido maior na parte religiosa da vida, além de recompensa e punição. A igreja não gosta de ver as pessoas crescerem porque não dá pra controlar adultos " mentalmente falando", é por isso que falam de nascer de novo. quando você nasce de novo você ainda é uma criança, as pessoas precisam crescer, elas precisam amadurecer para aceitar sua responsabilidade.

Morrison: o que você acha da tecnologia que é destaque nos dias de hoje, que é está uma maneira de garantir para não ir ao inferno e que é para aceitar Jesus como seu salvador?

Spong: eu cresci nesta tradição, cada igreja alega que é a verdadeira igreja, que eles tem uma autoridade final, "nós temos temos o Papa infalível" e a "Bíblia". A verdade é que Deus está presente em todas as coisas em qualquer ser humano independente do credo ou por qualquer livro humano.

Quer dizer que Deus não é cristão, Deus não é judeu ou muçulmano, tudo isso é um sistema humano, que os humanos inventaram para ajudar a entrar no reino de Deus. Honro minha tradição, ando na minha tradição mas não acho que minha tradição defina Deus. Ela só me aponta para Deus.

Veja o vídeo em inglês:







Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :

Postar um comentário

UOL Cliques