Páginas

terça-feira, 23 de agosto de 2016

Esses são os 6 costumes comuns no Nordeste que o resto do Brasil talvez não conheça



O Nordeste é uma das regiões mais belas e ricas culturalmente de nosso país. Exatamente por esse motivo, encontramos nesse cantinho do Brasil, uma série de coisas peculiares que só poderiam acontecer mesmo por lá, porque se tem uma coisa que não falta no nordestino é espontaneidade e muita criatividade.
Muitas vezes, nós como turistas até achamos que conhecemos mesmo o Nordeste, mas apenas um nordestino de verdade poderia identificar e se lembrar dos pequenos detalhes e costumes que existem por ali.
Pensando exatamente nisso, nós listamos 6 destes costumes que são exclusivos de lá, e vamos contar tudinho para vocês, confira!


1- Cobrir os espelhos em dia de chuva


Essa tradição típica do Ceará ainda hoje é praticada pelos mais antigos, que acreditam que em dias chuvosos que são cheios de trovões e raios é preciso cobrir os espelhos da casa com panos, pois caso contrário o objeto poderia “atrair” as descargas elétricas.

2- Jogar o dente de leite em cima do telhado



Segundo a tradição, jogar os dentinhos de leite das crianças sobre o telhado de sua própria casa ou até mesmo no mar, pode trazer sorte e bons presságios.

3- Adora comer Cuscuz com leite


Que o cuscuz é bastante consumido no Nordeste, isso todo mundo sabe! O prato que é originário da Arábia, pode ser preparado como uma iguaria doce ou salgada.
Mas no Nordeste existe também uma nova “modalidade” e releitura da receita, que é o famoso cuscuz com leite. Agora aqui entre nós, dá ou não dá vontade de comer essa tigela todinha?

4- Dormir em rede



Se para muitos a ideia pode soar um tanto quando desconfortável, saiba que uma rede bem “espichada” é muito valorizada pelos Nordestinos, que garantem, depois que você passa a dormir em uma delas, nunca mais vai querer voltar para a cama!

5- Evitar comidas e bebidas quentes em dias de chuva


Se no restante do país o apreciado mesmo é tomar um chazinho ou sopinha bem quente em dias de chuva, no Nordeste essa tradição é invertida. O motivo para isso é o medo de pegar “trombose”, o que é cientificamente conhecido como “Acidente Vascular Cerebral”

6- Reisado


Uma das festas comemorada nessa região do país, é a chamada Reisado ou festas dos Reis, que não é celebrada nos demais estados do Brasil.
A festa celebra a visita feita pelos 3 reis magos ao menino Jesus. Nessa festa os foliões se caracterizam com roupas especiais, e visitam as casas das pessoas consideradas hospitaleiras.
E então queridos leitores, vocês já conheciam esses peculiares hábitos nordestinos? E vocês que vivem ai nessa incrível região, adicionaria algum outro item a essa lista? Conta pra gente aqui em baixo pelos comentários.

Fatos Desconhecidos
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :

Postar um comentário