Páginas

quinta-feira, 11 de agosto de 2016

8 sintomas de AVC que todas as mulheres precisam saber e ficarem atentas.


O AVC (Acidente Vascular Cerebral, também conhecido como derrame) é um problema circulatório no cérebro (formação de coágulos) que faz com que as células na área afetada não recebam oxigênio suficiente, fazendo com que elas morram. Isso pode causar efeitos colaterais a longo prazo, como paralisia de alguma parte do corpo ou problemas na fala. Todo ano, aproximadamente 68 mil pessoas morrem por consequência deste problema no Brasil. A maioria delas está acima dos 65 anos. Mais isso também pode acontecer com pessoas mais jovens. Mulheres sofrem derrames mais frequentemente do que os homens e o resultado é frequentemente fatal. É por isso que a detecção dos sintomas o quanto antes é especialmente importante.



Sintomas de um AVC:

Há muitas indicações que servem como sinais de alerta para detectar um AVC. O que muitas pessoas não se dão conta é que estes sintomas podem ser diferentes em mulheres e homens. Por um lado, estão os sinais clássicos, que são iguais para ambos os sexos. Entre eles: tonteira, visão turva, problemas na fala e de memória e dormência e paralisia em um lado do corpo. Por outro lado, existem também sintomas específicos que ocorrem mais comumente nas mulheres, mas que nem sempre são reconhecidos como sinais de derrame.

Eles são:
Soluços
Desmaios ou sensação de desmaio
Dor
Falta de ar
Alucinações
Náusea
Convulsões
Mudança de personalidade

Claro, todos os fatores de risco comuns para um AVC (ex.: obesidade ou fumo), se aplicam tanto para mulheres quanto para os homens. Mulheres que usam anticoncepcionais à base de hormônios, que estejam no último trimestre da gravidez, ou que acabaram de lar à luz, têm risco maior de sofrer um derrame.



Se você notar um destes sintomas em você ou em outras pessoas, você deve ligar (ou ir) para a emergência imediatamente. Faça o teste FAST se você suspeita que alguém esteja sofrendo um derrame. Em uma emergência como esta, cada minuto conta. Melhor ser alarme falso do que agir tardiamente.

O Sagaz
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :

Postar um comentário

UOL Cliques