Páginas

segunda-feira, 6 de junho de 2016

Olho de paciente fica do tamanho de bola de golfe após fazer força para assoar o nariz; entenda



O olho de uma mulher cresceu até o tamanho de uma bola de golfe após ela assoar o nariz com muita força. Os médicos disseram que, se não tratado, tal ferimento poderia causar cegueira por conta da pressão acumulada no olho, danificando o nervo óptico.

A mulher não identificada, de 32 anos, chegou ao setor de emergência do Leicester Royal Infirmary University Hospital, afirmando ter feito força demais ao assoar o nariz, quatro horas antes, até perceber que sua pálpebra direita inchou. O inchaço ficou progressivamente pior e começou a doer um pouco, disseram os médicos em um relatório.



Depois de descartar a incidência de febre, sinusite e lesões corporais, os médicos realizaram uma série de exames, que revelou que ela teve um “enfisema orbital”, ou seja, um inchaço que ocorre quando o ar é forçado a entrar nos tecidos moles em torno do olho. Em casos graves, a doença pode causar cegueira, pois a pressão pode acumular-se no olho, provocando uma perda de sangue do nervo óptico.
Exames revelaram que ela também teve uma fratura no osso de seu nariz, embora a paciente fosse incapaz de se lembrar de um acontecimento que possa ter causado isso. Os médicos disseram que não estava claro se o osso quebrado foi o resultado da forte pressão ou um achado acidental.
No entanto, eles foram surpreendidos por conta de seu inchaço, pois o enfisema orbital, geralmente, só é visto em pacientes que sofreram um golpe no rosto. Escrevendo na revista BMJ Case Reports, os médicos disseram: “Embora o enfisema orbital seja geralmente associado com um trauma, neste caso destaca uma causa espontânea devido a um forte sopro realizado no nariz, enquanto ele era assoado. Uma fratura espontânea do osso nasal nunca foi previamente relatada na literatura médica”.


Outros casos de inchaço têm sido relatados quando as pessoas vão ao dentista, especialmente quando ferramentas de ar são utilizadas. Raramente, a condição é vista depois que as pessoas realizam a manobra de Valsalva – fechar a boca e o nariz e expirar para limpar um bloqueio das vias aéreas – ou após espirrar e assoar o nariz.
Como os testes mostraram que a visão da mulher não foi afetada e seu nervo óptico não estava sendo comprimido, ela foi tratada com antibióticos. Os médicos disseram que o inchaço geralmente diminui após um período de até duas semanas.

[ Daily Mail ] [ Foto: Reprodução / BMJ ]
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :

Postar um comentário

UOL Cliques