Páginas

terça-feira, 24 de maio de 2016

Antes de comer, saiba qual prato da culinária japonesa que pode matar


Se você der uma volta pelo seu bairro, é bem provável que você passe por, pelo menos, um restaurante japonês. Desde que foi adicionada à lista de Patrimônio Cultural Imaterial da UNESCO, a culinária japonesa explodiu no mercado global de alimentos. Um de seus pratos de destaque é o sobá (ou soba), ou macarrão feito de farinha de trigo sarraceno. Este tipo de trigo é rico em minerais e não tem glúten, então, para a maioria das pessoas, é uma escolha muito saudável. Mas se você é alérgico, sua reação a este macarrão pode ser fatal.


Preocupados que o crescimento do gosto por comida japonesa ao redor do mundo pudesse levar a graves incidentes, o grupo Rota 230 Comitê de Promoção do Sobá (Route 230 Soba Promotion Committee) teve uma ideia sagaz. Eles estão desenvolvendo uma tatuagem instantânea para checar se a pessoa tem alergia. A "tatuagem" é imersa em uma solução de trigo sarraceno e depois aplicada sobre a pele. Isso causa micro cicatrizes na pele, tipo um teste cutâneo.


O mais legal desde teste não é só a ideia por trás dele, mas também o seu design. A tatuagens retratam o soba no tradicional estilo "ukiyoe". A tinta é preta, mas se a pessoa alérgica a coloca no corpo, partes vermelhas aparecerão no desenho, mostrando a reação ao trigo.


Os desenhos são variados.


O Monte Fujiyama é um design frequente. A infame montanha vermelha abaixo parece bonita, mas vermelho quer dizer "nem pensar" para sobá.


Este esqueleto parece estar aproveitando a refeição, apesar das consequências.


Esta é uma imagem bastante encontrada em restaurantes japoneses. 


O macarrão é tão bom que até o pássaro quis um pouco.


Na Ásia, acredita-se que as carpas se transformam em dragões quando nadam cachoeira acima. Esta parece nadar num rio de sobá.


O teste de alergia ainda está sendo testado. Para implementar o projeto, a indústria farmacêutica também precisaria estar envolvida. Mesmo que o trigo sarraceno seja um dos principais itens da comida japonesa, seu uso não está restrito apenas ao Japão. Ele é consumido em países eslavos em um prato chamado Kasha. As famosas galettes francesas e os macarrões da Coréia e da China também levam trigo sarraceno. Então, se você pensa que evitando comida japonesa você está a salvo, pense de novo! Esta tatuagem pode ajudar a salvar vidas, especialmente porque nem sempre sabemos quais ingredientes são postos em determinados pratos.


Que ideia legal. Essas tatuagens instantâneas são incríveis. Seria ótimo se este teste pudesse ser usado para detectar outros tipos de alergia. Eles poderiam evitar que as pessoas consumissem algo que pode ser fatal para elas.

Não Acredito
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :

Postar um comentário