Páginas

quinta-feira, 28 de abril de 2016

Você sabe qual o significado da expressão “Tirar o cavalinho da chuva”?


Imagem de reprodução
“Tirar o cavalinho da chuva” é uma expressão popular em português, que significa desistir de alguma coisa, abandonar pretensões, perder as ilusões.
Quando alguém usa a expressão “tirar o cavalinho da chuva“, significa que a pessoa não deve esperar que um determinado acontecimento ocorra: “Se está pensando que eu vou arrumar o seu quarto, pode tirar o cavalinho da chuva!”.
A expressão tem origem no século 19 e até o trem alcançar o seu grande nível de popularidade, o cavalo era o meio de transporte mais prático e comum.
Era um meio que apresentava muitas vantagens, e uma delas era saber quanto tempo uma visita pretendia ficar em sua casa. Quando o visitante em questão chegava e amarrava o cavalo na frente da casa, isso significava que a visita seria breve. No entanto, se levasse o cavalo para algum local mais resguardado da chuva e do sol, isso significava que a visita com certeza demoraria.
Naquela época, guardar o cavalo (no estábulo, por exemplo) sem a autorização do dono da casa era uma falta de educação muito grave, e por isso normalmente as visitas deixavam o cavalo na parte da frente da casa.
Em algumas ocasiões, quando o anfitrião estava contente com a presença do seu visitante e queria que este ficasse durante mais algum tempo, ele lhe dizia para “tirar o cavalo da chuva” e colocá-lo num lugar mais protegido.
Ao dizer isso, o dono da casa estava dizendo ao seu convidado para desistir da ideia de ir embora rápido.Com o passar do tempo, a expressão ganhou um sentido mais amplo, e significa desistir de um propósito qualquer.

Mudança de paradigmas

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :

Postar um comentário

UOL Cliques