Páginas

quarta-feira, 27 de abril de 2016

Paciente canta e toca violão durante cirurgia no cérebro realizada no HNSC


Um fato no mínimo inusitado chamou atenção da população brasileira na última semana. O catarinense de 33 anos, chamado Anthony Kulkamp Dias, passou protagonizou um vídeo onde ele aparecia tocando violão enquanto passava por procedimento cirúrgico no cérebro.





Assista ao vídeo:



De acordo com a imprensa, os próprios médicos solicitaram a Anthony que ele tocasse o instrumento durante o procedimento para garantir que nenhuma área importante do cérebro, como fala, coordenação motora e outras funções básicas fossem afetadas. A cirurgia aconteceu em Tubarão-SC, no dia 28 de maio.
O procedimento cirúrgico pelo qual passou Anthony tratava de um tumor cerebral que o rapaz descobriu 15 dias depois do nascimento de seu filho Emanuel. De acordo com o homem, ele percebeu que algo estava errado quando não conseguiu dizer o nome de seu carro, além de estar gaguejando.
“Toquei seis músicas em determinados momentos. A mão do lado direito estava um pouco fraca por causa do lado onde eles estavam mexendo. Então eu parava e descansava. Fui intercalando as músicas e conversando com eles”, disse o paciente.
De acordo com o anestesista Jean Abreu Machado, esse tipo de manobra é realizada em casos onde o tumor está próximo de áreas responsáveis por fala e movimentação, para evitar a perda destas funções, ou lesões durante o procedimento. “As áreas com funções especiais podem ser monitoradas em tempo real. Assim, são menores as chances de lesão e é possível uma otimização do tratamento”, explicou Jean.


Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :

Postar um comentário