Páginas

terça-feira, 8 de março de 2016

Eles descobriram algo assustador ao cortar essa árvore na África do Sul


A natureza pode ser tão maluca e peculiar quanto bela, a verdade é que somos acostumados a vê-la quase sempre agindo da mesma forma, e no mesmo tempo, que quando revela algo diferente causa espanto e curiosidade.
Por exemplo, todo mundo sabe que quando estamos na estação do ano verão o calor é mais intenso, ou que cobras assustadoras se arrastam no chão, o que seria uma grande surpresa se algum dia alguém encontrasse uma cobra voadora.
Mas apesar de quase sempre a natureza repetir o mesmo ciclo comum que todos conhecem, as vezes ela nos faz uma surpresinha com algo novo e pouco visto. E porque não, um tanto mágico, pois ninguém foi responsável por tal surpresa, apenas ela, toda cheia de mistérios e encantos. A natureza nunca para de nos fascinar.
Mas o que dizer das árvores? Elas que fazem parte da natureza e são tão essenciais para a sobrevivência dos animais e humanos.
As árvores apesar de serem essenciais, são muitas vezes esquecidas e pouco valorizadas. Porém, essa árvore encontrada na África, não passa por despercebida, ela se destaca com uma característica bastante assustadora e curiosa…
Esta é a árvore Kiaat da África do Sul. Parece uma árvore perfeitamente normal para o lugar, como qualquer outra, certo?


Ela tem algo bastante incomum – Quando cortada ela sangra.
É por isso que o nome mais conhecido dessa árvore é “Bloodwood” ou “madeira sangrenta”.


Ok, isso não é tecnicamente sangue.
Isso que sai da árvore quando cortada é um tipo de seiva, que aparece toda vez que essa árvore fica ferida, para ajudar a recuperar.


Apesar da aparência vermelha, textura grossa nada agradável que lembra muito o sangue humano, a seiva desta árvore é bastante útil. Ela é usada para aliviar problemas de estômago, dores de cabeça, dores de ouvido e até mesmo sangue na urina.


E não é útil apenas para a saúde… É perfeita para construção de casas, móveis e barcos. Muito forte, fácil de trabalhar e não é afetada pela água.
Essas tantas utilidades da bloodwood, acabam colocando a árvore em extinção. Elas são cortadas mais rápido do que novas crescem.


E mais um detalhe, a população da Tanzânia pode ficar em apuros caso falte essa árvore. Ela é muito importante na hora de cozinhar e purificar a água.


Hottfeed
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :

Postar um comentário