Páginas

segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

16 coisas sobre David Bowie que provavelmente você não sabe


1. Bowie quase perdeu a visão de um olho em uma briga por conta de uma garota


somvinil.com.br
Em 1962, metido numa briga por conta de uma garota, recebeu um ferimento grave na escola, quando o amigo George Underwood lhe deu um forte soco no olho esquerdo usando um grande anel no dedo. Os médicos temiam que ele viesse a perder parcialmente a visão; foi forçado a ficar fora da escola para uma série de operações durante uma internação de quatro meses. O dano não pôde ser totalmente reparado — deixando-o com a percepção deficiente e com a pupila permanentemente dilatada (tempos depois isso tornaria-se a marca pessoal do artista, que embora tenha os dois olhos azuis, aparenta ter um olho de cada cor, fenômeno conhecido como heterocromia. Alguns acreditavam que seu olho fosse de vidro mas na realidade o problema em seu olho é designado anisocoria que, no seu caso, lhe deixou permanentemente a pupila esquerda dilatada). Apesar da briga violenta, Underwood e Bowie continuaram amigos, e Underwood passou a cuidar da parte artística dos primeiros álbuns de Bowie.

2. Bowie deu voz à um personagem no filme do Bob Sponja.

spongebob.wikia.com

David Bowie dublou o rei de Atlantis em um episódio exibido no fim de 2007. Ele declarou, na época, que virou fã do desenho graças à filha é que Bob Esponja era o “Santo Graal” das animações.



3. Ele foi um pioneiro em disponibilizar músicas para download.


Stephen Chernin / AP


Em 1996 ele disponibilizou exclusivamente pela internet o single “Telling Lies”.

4. E lançou seu próprio provedor de internet, o Bowienet.

Getty Images
Em 1998 o artista lançou o próprio provedor de internet, chamado de Bowienet. Sempre interessado em ficção científica e tecnologia, ele disse na época que “queria criar um ambiente onde os fãs de música poderiam ser parte de uma comunidade e trocar arquivos e informação”.

5. Bowie tinha um irmão com esquizofrenia chamado Terry Burns e que se matou em 1985. Ele foi inspiração para várias músicas.

davidbowienews.com
Terry era nove anos mais velho que o irmão e inspirou “Aladdin Sane”, “All The Madmen” e “The Bewlay Brothers”, entre outras.

6. Ele quase virou um monge budista na década de 60.

Divulgação

Em Bowie: A Biografia, o escritor Marc Splitz conta que em 1967, no início da carreira, David quase mudou-se para um mosteiro budista em Edimburgo, na Escócia.

7. Seu sobrenome verdadeiro é Jones e não Bowie.

Patrick Riviere / Getty Images

O nome verdadeiro do artista é David Robert Jones. Mas em meados da década de 1960 ele mudou o nome por causa de uma confusão com o vocalista Davy Jones, do The Monkees. O jovem David Jones tornou-se então David Bowie, e uma das teses para a escolha é que o nome foi uma homenagem ao coronel James Bowie, o famoso herói texano que morrera na Batalha do Álamo. Bowie, no entanto, também é o nome de uma faca de lâmina curva, popular entre os garotos brigões da Inglaterra na época.


8 de janeiro, dia de seu aniversário

9. A data de nascimento dele é a mesma de Elvis Presley.


10. Um ataque cardíaco quase matou Bowie em 2004.

Jorg Carstensen / AFP / Getty Images

Bowie ficou bastante assustado depois que se recuperou. Parou de fumar os mais de 50 cigarros que consumia por dia, parou de beber, começou a frenquentar a academia e ficou mais recluso e reservado quanto à sua vida pessoal.

11. Na década de 70, ele teve uma banda em que todos os integrantes se vestiam de super-heróis.

quazoo.com

A banda The Hype era sempre —vaiada e as apresentações mal recebidas.

12. O artista rejeitou tanto uma Ordem do Império Britânico (em 2000) quanto um título de cavaleiro (em 2003).

Twitter: @alfa913fm

“Não tenho intenção de aceitar uma dessas coisas. Seriamente, não sei para que servem. Eu não passei minha vida trabalhando para isso”, comentou na época.

13. Ao contrário do que acham muitos fãs, Bowie tem os olhos da mesma cor.

Twitter: @ryanliestman
Os olhos são da mesma cor. Acontece que Bowie tem uma condição chamada Anisocoria, que deixou permanentemente a pupila direita do artista dilatada. Conta-se que em 1962, metido numa briga por conta de uma garota, Bowie recebeu um soco forte no olho esquerdo. Os médicos temiam que ele viesse a perder parcialmente a visão; foi forçado a ficar fora da escola para uma série de operações durante uma internação de quatro meses. O dano não pôde ser totalmente reparado —a visão é prejudicada e pupila ficou permanentemente dilatada.

14. Bowie já deu declarações simpáticas ao nazismo e disse que Hitler “foi o primeiro astro do rock”.

Twitter: @niagaraaragain
Em uma entrevista para a “Playboy” em 1975, Bowie disse que “acreditava fortemente no facismo” e disse que “Adolf Hitler foi um dos primeiros astros do rock”. Anos depois, Bowie disse que as declarações foram equivocadas e que ele estava mentalmente instável na época por causa do seu vício em drogas.

15. A forma certa de se pronunciar Bowie é como “bouei” e não “bouie”.

Pierre Verdy / AFP / Getty Images
Há controvérsias na internet sobre como pronunciar o nome do rockstar corretamente, mas neste vídeo podemos ouvir como ele mesmo pronuncia o próprio nome.


16. Teve comercial de sorvete rejeitado por falta de sucesso

i3.walesonline.co.uk/
Por conta da falta de sucesso comercial, Bowie se viu obrigado a tentar a ganhar a vida de formas diferentes. Uma dessas foi gravar um comercial para a empresa de sorvetes Lyons Maid, que, no entanto, foi rejeitado por outro do Kit Kat. 


BuzzFeed e Curió
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :

Postar um comentário