Páginas

domingo, 25 de outubro de 2015

Chuveiro baseado em semáforo é nova invenção contra desperdício de água


Chuveiro iluminado avisa quando o banho estiver demorando. Vermelhidão da luz indica início de desperdício

Após um cansativo dia de trabalho, de aulas na faculdade ou simplesmente após a rotina padrão do dia a dia, chegar em casa e tomar um banho é um verdadeiro alívio. Jogamos todo o cansaço e estresse ralo abaixo. O banho não serve apenas para relaxar - quando tomamos um banho na temperatura certa, ele pode também causar benefícios à saúde (veja mais no fim da página), só que essa sensação prazerosa também proporciona desperdício de água.
E foi exatamente para conter o uso desnecessário de água que três colegas de universidade, nos EUA, tiveram uma ideia iluminada: um chuveiro que avisa quando o banho estiver demorando muito através de um sinal de luz. É simples: ao ligar o chuveiro, a luz verde se acende e, à medida em que o banho vai se estendendo (sete minutos), a luz começa a mudar para a cor vermelha (confira no vídeo).
De acordo com um dos criadores, Brett Andlerr, “só o fato de avisar as pessoas que elas já estão muito tempo embaixo do chuveiro pode fazer com que o tempo gasto no banho seja reduzido em 12%”. Os chuveiros Uji são um bom negócio: custam em torno de US$ 50 (R$ 112), sendo que, com a economia feita (reduzindo-se a duração do banho), esse preço é pago em cerca de sete meses.
Os idealizadores ainda procuram um investidor para levar o produto ao mercado, mas pretendem negociá-lo com universidades para conseguir os resultados necessários para dar credibilidade ao projeto.
Benefícios da temperatura e desperdício de água
Como foi dito no início da matéria, a temperatura da água no banho pode ser benéfica ao organismo. O banho morno (10°C a 29°C) estimula o metabolismo e tonifica a pele, a sua duração deve ser menor que dois minutos. Já o banho quente-morno (29°C a 36°C) é ideal para eliminar toxinas do corpo logo quando acordamos, de manhã. Em contrapartida, o banho quente (37°C a 39°C) ajuda a relaxar os músculos. Enfim, os banhos podem no ajudar em vários aspectos, desde aliviar cólicas menstruais e dores de cabeça até estimular o corpo (caso dos banhos frios).Apesar de todos os benefícios de um bom banho, quando estes são demorados demais podem causar alguns malefícios, como envelhecimento da pele. Mas, além de prejudicar a beleza, os banhos longos contribuem para um problema mais grave: o desperdício de água.O uso consciente da água é importantíssimo num mundo onde 1,1 bilhão de habitantes não tem acesso à água tratada e cerca de 1,6 milhão de pessoas morrem todos os anos por conta de problemas de saúde decorrentes da falta desse recurso, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU).

Informações: Ecycle.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :

Postar um comentário