Páginas

sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Por que aprender um novo idioma é mais fácil quando somos crianças?


(FOTO: FLICKR/ ALEC COUROS/ CREATIVE COMMONS)

Pesquisadores compararam a pronúncia e o conhecimento de inglês de imigrantes que chegaram aos EUA em diferentes idades. Os que foram para a terra do Tio Sam durante a infância ou primeiros anos da adolescência, invariavelmente, tinham menos dificuldade com o idioma - mesmo que tivessem passado tanto tempo morando no país quanto um adulto. Por exemplo, se um garoto que foi para os EUA quando tinha 6 anos foi analisado quando tinha 12, ele provavelmente saberia mais inglês do que um sujeito que foi para o país com 20 anos e foi analisado aos 26.

A pesquisa confirma o que todo mundo que já aprendeu ou está aprendendo um outro idioma sabe: aprender uma língua nova quando somos crianças é mais fácil. Mas por que issoa contece?
De acordo com o professor da Universidade do Alabama, James Flege, em entrevista para o PopSci, crianças têm uma mente menos cheia do que os adultos. Isso quer dizer que, quanto mais usamos os sons de algumas letras em determinadas maneiras, mais condicionados ficamos a fazê-lo. "É como tentar aprender tênis depois de passar uma vida toda jogando badminton", compara. Os movimentos são diferentes, mas são similares o suficiente para que sua mente, ocasionalmente, substitua um pelo outro. "A maior diferença é que uma criança mais nova não tem uma vida toda falando a primeira linguagem 'competindo' com sua habilidade no novo idioma".
Além disso o pessoal do PopSci lembra a questão do ambiente social. Quando imigrantes chegam aos EUA mais velhos, como foi o caso de algumas pessoas analisadas pelo primeiro estudo, é possível que eles passem mais tempo em sua comunidade, falando com outras pessoas em suas línguas nativas e exercitando menos o inglês. No entanto, crianças normalmente tem mais contato com crianças americanas, vão a escola e possuem mais oportunidades para praticar o inglês.
Fonte: Revista Galileu
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :

Postar um comentário

UOL Cliques