Páginas

segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Inauguração de McDonald’s na Rússia em 1990 foi quase um marco histórico


Pode parecer muito bizarro para nós vermos as imagens e o vídeo logo abaixo, principalmente pelo exagero que eles representam. Porém, eles retratam o desejo das pessoas por experimentar um mundo novo, um pouco do chamado capitalismo.

Em 1990, depois da Queda do Muro de Berlim, os russos se renderam pelo menos em partes ao capitalismo, sendo que o comunismo autoritário como modo de regime fracassou quase por completo.
O socialismo não morreu, é fato, permanecendo vivo como ideal em muitas pessoas. Apesar de sempre estudarmos as diferenças entre o socialismo e o capitalismo nas escolas, com as imagens abaixo podemos perceber a verdadeira dimensão simbólica da vitória do capitalismo na Rússia. Quando a então União Soviética permitiu o acesso ao que foi proibido por anos, o livre consumo de mercadorias externas e capitalistas, os soviéticos foram ao delírio. Veja uma galeria de imagens com fotos da inauguração do primeiro McDonald's na URSS, logo abaixo:








O primeiro restaurante do McDonlad’s, um dos símbolos do capitalismo americano, foi inaugurado em 31 de janeiro de 1990 em plena Praça Vermelha de Moscou, que por sua vez é o símbolo dos desfiles militares que ocorreram durante os anos na União Soviética. Mais metafórico do que isso, impossível.
As filas para conseguir um lanche do McDonald’s eram tão grandes que dobravam quarteirões por completo, sendo que em determinados dias as pessoas esperavam quase oito horas para comer um hambúrguer no estilo americano. Veja o trecho de um documentário sobre a inauguração do McDonald’s com suas filas gigantescas em Moscou, logo abaixo:


Fonte: Mega Curioso
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :

Postar um comentário