Páginas

domingo, 27 de julho de 2014

Médicos extraem 232 dentes de menino indiano


O indiano Ashik Gavai, afetado por um tumor benigno (Imtiyaz Shaikh/Anadolu Agency/Getty Images)
Um menino indiano de 17 anos teve 232 dentes extraídos da sua boca. Ele foi diagnosticado com odontoma composto, um tipo de tumor benigno. A operação durou, no total, sete horas.
Segundo informações da rede britânica BBC, o garoto Ashik Gavai chegou ao Hospital J.J., em Mumbai, na Índia, com um inchaço na mandíbula. Após dezoito meses de queixa, Gavai teve de viajar para Mumbai, porque os médicos de sua cidade natal, Buldhana, não identificavam a causa do problema.

Caso raro — De acordo com os médicos, trata-se de um caso raríssimo, que pode ser considerado um recorde mundial. "Nós não podíamos simplesmente cortar o odontoma. Então, usamos um cinzel e um martelo", disse à BBC Sunanda Dhiware, chefe do departamento odontológico do Hospital J.J. "Uma vez que abrimos o odontoma, os dentes começaram a sair um por um."
A cirurgia ocorreu na segunda-feira e envolveu dois cirurgiões e dois assistentes. Agora, Gavai possui 28 dentes. "Eu nunca vi algo parecido em 30 anos de carreira. De acordo com a literatura médica, no máximo 37 dentes já haviam sido extraídos de uma só vez desse tipo de tumor", disse Sunanda.
Fonte: Veja
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :

Postar um comentário

UOL Cliques